NOTA ABRASME: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E A INICIATIVA EXEMPLAR DA SMS DE SÃO PAULO

Utilidade Pública!

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E A INICIATIVA EXEMPLAR DA SMS DE SÃO PAULO

cropped-abrasme-barra2.jpg

A recente Portaria no.986/2014 da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo vem de forma responsável regulamentar o uso da metilfenidato no tratamento de crianças e adolescentes diagnosticadas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).  Tal procedimento se adequa às atribuições do poder público em defender a saúde pública da população. Dada a dimensão que o TDAH vem adquirindo, as condições para prescrição e distribuição de metilfenidato (Ritalina) passam a ser rigorosamente restritas em diversos países. Entre as razões, porque a Ritalina é classificada entre os ‘narcóticos’ a serem regulamentados, sendo considerada uma droga com alto potencial de abuso e com severa susceptibilidade para provocar dependência psicológica e física.

            Desde meados da década de 1950, nossa sociedade passou a se acostumar a tratar com psicofármacos seus adultos com diagnósticos…

Ver o post original 950 mais palavras

Anúncios

2 comentários sobre “NOTA ABRASME: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E A INICIATIVA EXEMPLAR DA SMS DE SÃO PAULO

  1. Olá! Tenho acompanhado seu blog e achei muito bacana encontrar alguém que tenta harmonizar uma visão política anarquista com a experiência de ter filhos e filhas. Nesse tema da paternidade/maternidade onde um discurso autoritário que já não encontra espaço nem na política institucional é a regra, é muito bom ver esses respiros de reflexão. Muito inspirador de verdade.
    Nos ultimos tempos tenho visto muitas discussões sobre a proibição de publicidade voltada para crianças. Dei uma olhada aqui no blog e não encontrei nada a esse respeito. Você já escreveu alguma coisa sobre o tema? Seria muito legal conhecer a sua opinião!
    Muito obrigado e parabéns pelo blog!

    Curtir

    • Obrigada a você, John, pelas palavras e pelo apoio!
      Já vi coisas adultistas no meio anarquista (especialmente na área da educação) e isso me entristeceu muito.
      Engraçado como é uma área em que comumente adultos das mais diferentes inclinações políticas e filosóficas reproduzem opiniões similarmente autoritárias.
      Estou lendo agora um livro do Alfie Kohn que, pelo visto, ele escreveu só a respeito disso.
      Estou meio na correria agora faz tempo, tanto que não atualizo o blog há um bom tempo, mas vou tentar escrever sobre isso sim, obrigada pela sugestão. =)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s